A prática da ginástica ajuda na promoção da saúde dos colaboradores do Grupo Recol
Por Vitor Frota
A prática da ginástica laboral nasceu em 1925 na Polônia. Depois, foi a vez da Holanda e da Rússia e, ainda mais tarde, da Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia. No Brasil, a prática data de 1901. A primeira empresa a fornecer ginástica aos seus funcionários foi a Fábrica de Tecidos Bangu, sendo seguida pelo Banco do Brasil.
O projeto de Ginástica Laboral teve início no ano de 2019 no Grupo Recol. A atividade é uma iniciativa da equipe de Gente e Gestão, a prática começou na Recol Distribuidora e se espalhou para as demais empresas do grupo.
Durante a semana, os colaboradores do grupo participam da atividade de ginástica laboral. A ação é realizada em todas as empresas do Grupo Recol uma vez por semana, ajudando a promover o cuidado com a saúde e prevenção de doenças e complicações ergonômicas.
O responsável por ministrar a aula de ginástica é o educador físico, Deverson Santos, ele comenta como são feitos os atendimentos, nos quais ele detalha os benefícios da ginástica laboral e os seus benefícios para os colaboradores do grupo.
“Os atendimentos ocorrem todas as semanas de forma presencial, nesses encontros eu explico os benefícios da Ginástica Laboral e a importância dessa prática. Os exercícios são alongamentos da musculatura mais afetadas pelo stress ocasionado pela atividade laboral repetitiva, mas também fazemos alongamentos dos músculos pouco exigidos nessas atividades. Visando principalmente evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças ocupacionais”, explica.
Ginástica Laboral é o tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios (que duram em média entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios. São exemplos a redução de fadiga e o aumento de produtividade.
Por Vitor Frota Tornou-se indispensável para as e...
Por Vitor Frota A comunicação interna é algo pr...