NOTÍCIAS

08 de julho Grupo Recol aplica técnicas baseadas em treinamento que é referência, considerado um dos melhores do mundo

‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’, da Franklin Covey, é hoje o centro da cultura organizacional e fio condutor de todas as atividades desenvolvidas pelo Grupo, tudo baseado em princípios de eficácia.

O Grupo Recol implementou dentro de todas as empresas o treinamento ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’, da Franklin Covey – um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e profissional do mundo. O treinamento está sendo o fio condutor de todas as atividades desenvolvidas pela organização, pois utiliza métodos baseados em princípios de eficácia. A ideia da gestão é fazer com que colaboradores tenham bons resultados, tornando-se ainda mais proativos. Além disso, a atividade trabalha a pessoa humana por completo, a fim de atingir um melhor relacionamento no meio profissional e pessoal.

“A capacitação dos ‘Sete Hábitos’ mudou alguns conceitos na minha vida. Hoje me considero uma pessoa mais centrada, mais focada, mais responsável tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. O treinamento abre sua mente para os pcoisas mais simples do seu dia a dia, que dão um resultado fantástico a longo e até mesmo curto prazo. ”, explica Mauricélio Melo, 17 anos de empresa, supervisor da Recol Distribuidora.

Os mais de 30 programas de capacitação desenvolvidos com colaboradores do Grupo Recol possuem ramificações com os ‘Sete Hábitos’. Um dos pontos principais é trabalhar a pessoa humana por completo: espírito, coração, mente e corpo. O espirito está ligado a relação dela com os valores – se acredita nas coisas que empresa faz; o coração, ligado em relacionamentos pessoais; o corpo, ligado a questões de saúde; a mente, ligada ao estudo e ao desenvolvimento intelectual.

O gerente de RH, Rafael Giupponi diz que hoje o Grupo trabalha em todos os campos, e que a empresa evidencia princípios, tentando adaptar o quadro profissional aos mesmos princípios da organização. “Com os colaboradores trabalhamos a mente através da Universidade Corporativa, que capacita e desenvolve o quadro de pessoas em questões intelectuais; já referente ao corpo temos um profissional de educação física contratado para atender todas as empresas, aplicando ginástica laboral, fazendo controle do grupo de riscos, corrigindo postura, além de atividades esportivas. No campo coração, trabalhamos com o programa Alô mamãe, dando assistência e orientação para mamães colaboradoras, esposas de colaboradores, entre outras pessoas da família”, disse.

O treinamento dos ‘Sete Hábitos’ é baseado no livro do consultor Stephen R. Covey. Nele, o autor lista sete princípios que, se estabelecidos como hábitos, devem ajudar a pessoa a atrair a verdadeira interdependência efetiva, atingida por meio do alinhamento a princípios da “Ética do Cárater”, considerados universais e atemporais.

• Conhecendo um pouco sobre os 7 hábitos

Hábito 1: Seja Proativo – nele é trabalhada a questão da iniciativa e responsabilidade, das pessoas dentro da empresa. Hoje no grupo existe o Programa de Melhorias, onde o colaborador pode dar ideias e sugestões para o crescimento da empresa. Esta é uma forma de incentivo à cultura de inovação e valorização.

Hábito 2: Comece com o Objetivo em Mente – Diz que todas as coisas na vida têm duas criações, e que quando iniciada com objetivo em mente de tudo, a segunda criação, que é a física, acontece de maneira mais rápida e eficiente.

Hábito 3: Foque Primeiro o Mais Importante – trabalha o conceito de priorização, como viver as pedras grandes da sua vida, coisas que são mais importantes e não tão urgentes, e desenvolve pessoas para trabalhar naquilo que é importante, que vai interferir nos resultados de fato, e sair um pouco daquele trabalho do turbilhão do dia a dia, focando naquilo que vai trazer um resultado diferenciado.

Hábito 4: Pense Ganha-Ganha – Relacionamentos eficazes, precisam ser bom para todas as partes, neste habito trabalhamos os conceitos de equilibro entre coragem e consideração, além do princípio da abundância e dos ganhos mútuos, a exemplo disso no Grupo Recol, o RH trabalha fazendo este equilíbrio, avaliando o que é importante para o funcionário e o que é importante para a empresa, sendo o RH o elo entre estratégia da empresa e necessidade das pessoas.

Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido – princípio que busca primeiro entender a situação, entender as pessoas antes de tomar qualquer decisão dentro da empresa.

Hábito 6: Crie Sinergia – trabalha com a questão da diversidade, e acredita que a partir dela pode-se criar grandes resultados. O RH tem esta missão, de promover a diversidade entre os quatro tipos existentes dentro de uma organização: idade, gênero, raça e orientação sexual. Vários estudos hoje mostram que ambientes diversos são muito mais eficazes e produzem muito mais. Neste hábito, é trabalhada a questão da promoção da diversidade dentro das empresas, dentro destas quatro formas que ela pode existir. Sendo o objetivo celebrar a diversidade e não só tolerá-la.

Hábito 7: Afine o Instrumento – é o sétimo dos hábitos, onde tem sido criado programas que atendam as pessoas nas quatro dimensões da vida dela: corpo, alma, coração e mente. Está focado nas quatro dimensões, para que não tenhamos um funcionário intelectualmente completo e fisicamente incapaz, porque não é saudável, além de cansar muito. Neste habito, busca-se o equilíbrio.

“Quanto mais diferentes as pessoas, mais diferente será sua visão, e consequentemente, melhor será os resultados que elas podem construir juntas. Buscamos pessoas com os princípios de nossa organização, porém, diferentes em gênero, idades, etnia e qualquer outra diversidade, pois quando os princípios são iguais, as diferenças se somam para construir uma empresa muito melhor ”, finaliza Rafael Giupponi.

ver mais notícias

OUTRAS NOTÍCIAS

04 de outubro Outubro rosa movimenta empresas do Grupo Recol através de ações de prevenção ao câncer de mama

A fim de promover a conscientização sobre o cân...

CONTINUAR LENDO

13 de setembro Grupo Recol realiza evento de reconhecimento a colaboradores que estão com mais de 10 anos de empresa

‘Clube de Veteranos’ é um programa exclusivo,...

CONTINUAR LENDO

empresas do grupo

ENDEREÇO Via Chico Mendes, 1256 - Triângulo, Rio Branco - AC, 69906-150

CONTATOS (68) 2106-1200
contato@gruporecol.net